A década da Índiapremium

A Índia é agora o país mais populoso do mundo, destronando a China. Tem condições únicas para tirar partido do redesenho em curso nos blocos económicos e está a ganhar relevância geopolítica.

A Índia tornou-se na sexta-feira o país mais populoso do mundo, superando a China. 1.425.775.850 habitantes, é o número calculado pelas Nações Unidas. Esta ultrapassagem reflete uma dinâmica demográfica inversa nas duas nações, já que enquanto a primeira continua a crescer a segunda registou, em 2022, uma quebra na população, o que não acontecia há mais de 60 décadas. A diferença de ritmo entre os dois países estende-se à economia. O PIB da Índia (6,8%) cresceu mais do que o da China (3%) em 2022, o que não acontecia desde 2016. A tendência deverá manter-se este ano, com o FMI a prever que o crescimento abrande para 5,8% (um dos mais elevados do mundo), acima dos 5,2% da China. A Índia tem emergido também como uma alternativa à China para as empresas, sobretudo norte-americanas, que

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.