Portugal cresce como o nariz do Pinóquiopremium

O valor do PIB do primeiro trimestre de 2022, baseado no consumo, significa que o crescimento da economia portuguesa é tão enganador como o alongamento do nariz do Pinóquio.

Esta semana foram publicados vários dados macroeconómicos relevantes para a economia portuguesa. No primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 2,6% em cadeia e 11,9% em termos homólogos, e a taxa de desemprego geral foi 5,9% e a dos jovens foi quase 21%. Em Abril, a taxa de subutilização do trabalho foi de 11,2%, e em Maio a inflação foi de 8%, o valor mais alto desde 1993. Finalmente, a dívida pública bateu mais um recorde absoluto, tendo atingido 279 mil milhões de euros. Um leitor mais distraído poderá ter ficado convencido que a economia portuguesa estava com um grande dinamismo pela taxa de crescimento económico verificada no início de 2022. Houve até uma revista espanhola que referiu “um novo milagre económico” após a recuperação durante o período da “troika”. A função de uma

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.