Racismo Nacional Democráticopremium

Portugal vive na culpa de um passado colonial que não sabe como resolver.

O primeiro português que não tenha feito um comentário racista dê um passo em frente. Um passo em frente para confessar as palavras de ódio que escondem o medo e a insegurança. O primeiro português que não tenha sido hipócrita na defesa da igualdade na cor da pele que dê um passo em frente. Um passo em frente para confessar as palavras piedosas motivadas pela má consciência. Portugal vive na culpa de um passado colonial que não sabe como resolver. Não. A história foi o que foi e não é uma visão política simplista e ideológica que vai julgar culpados e salvar inocentes. E esta afirmação aplica-se aos saudosistas de um passado mítico como aos activistas de um futuro mítico. Para uns o regresso ao passado seria cumprir Portugal. Para outros eliminar o passado seria cumprir Portugal. Estão a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.