Sistema ‘Andante’ com mais 36 linhas no Grande Porto a partir de hoje

  • Lusa
  • 23 Setembro 2016

O ‘Andante’, que permite viajar em vários tipos de transportes públicos no Grande Porto, conta a partir de hoje com 36 novas linhas e três novos operadores, passando a um total de 165 carreiras.

O alargamento do ‘Andante’ resulta de um acordo a ser hoje assinado com a presença do ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, e que “perspetiva melhorar a qualidade de vida da poluição com a integração de todas as linhas de transporte público, que servem a Área Metropolitana do Porto, no sistema intermodal”, refere a tutela em comunicado.

O acordo compreende a soma de 36 novas linhas às 129 já existentes e a adesão de três novos operadores, perfazendo o total de 14 operadores.

No final de julho, a comissão executiva do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) estimou ter em dezembro aprovado o estudo de revisão do mapa do zonamento do título único para os transportes públicos na Área Metropolitana do Porto (AMP).

Este estudo visa estender este título de transporte – Andante – a concelhos que se situem fora “da coroa central” da região.

No âmbito do trabalho desenvolvido pela AMP desde que assumiu as competências da extinta Autoridade de Transportes do Porto, em agosto do ano passado, foram validadas 988 carreiras de transporte rodoviário de passageiros.

Também para hoje está prevista a assinatura um protocolo entre os transportes Intermodais do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que irá desenvolver uma nova aplicação para telemóvel, “Mobile Ticketing”.

Esta ‘app’ vai permitir ao utente validar as suas viagens com um cartão virtual, para além de disponibilizar informação sobre horários e preços, o que simplifica e elimina obstáculos à utilização dos transportes públicos.

A cerimónia de adesão ao acordo do Sistema Intermodal Andante está marcada para as 16:30 na estação de metro do Campo 24 de Agosto, no Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sistema ‘Andante’ com mais 36 linhas no Grande Porto a partir de hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião