PSI-20 acima da linha de água em dia de decisão do BCE

  • Rita Atalaia
  • 20 Outubro 2016

O BCP e a EDP estão a manter a bolsa nacional acima da linha de água. O mercado está cauteloso no dia em que o Banco Central Europeu vai tomar a sua decisão sobre a política monetária.

O PSI-20 abriu acima da linha de água, animada pelos ganhos do Banco Comercial Português e da EDP. A Europa também deverá manter-se otimista, mas cautelosa. O foco está hoje virado para a decisão do Banco Central Europeu (BCE). Apesar de não se prever uma alteração da política monetária, o banco central poderá fazer comentários sobre o programa de compra de ativos.

O BCP está a subir 0,6% para 0,0171 euros, enquanto a EDP está a ganhar 0,5% para 3,03 euros. A energética anunciou um aumento de 15% da produção nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015. Esta subida foi proporcionada por “maiores recursos hídricos” na Península Ibérica e maior produção eólica graças ao aumento da capacidade. “A produção hídrica e eólica representou 68% da produção total nos primeiros nove meses de 2016”, de acordo com um comunicado enviado pela empresa ao regulador do mercado.

Ainda no setor energético, a Galp Energia está a ganhar 0,2% para 12,81 euros. Isto apesar de os preços do petróleo estarem a cair, cedendo ganhos anteriores. A subida aconteceu depois de o ministro da Energia e Indústria da Arábia Saudita ter dito que as negociações com os países fora da OPEP — que também pretendem parar a produção — vão continuar até ao próximo encontro da OPEP a 30 de novembro. Já a EDP Renováveis desce ligeiramente para 7,11 euros.

Na banca, o BPI também está a negociar em alta de 0,2% para 1,13 euros. A retalhista Jerónimo Martins segue em contraciclo, caindo 0,2% para 16,32 euros.

Os investidores não vão estar tão focados na decisão do BCE, uma vez que não deve alterar a política, mas sim no programa de compra de ativos. O banco central poderá anunciar alterações à constituição do programa para evitar uma escassez de ativos.

Sabia que…

Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE
Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 acima da linha de água em dia de decisão do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião