Lucky Strike pode comprar Camel por 47 mil milhões

  • Rita Atalaia
  • 21 Outubro 2016

A British American Tobacco ofereceu-se para comprar o que ainda não detém na Reynolds American. Poderá ser um mega negócio de 47 mil milhões. As ações da empresa britânica estão a disparar 2%.

As ações da British American Tobacco (BAT) estão a registar ganhos elevados. A empresa britânica, que vende o tabaco da marca Lucky Strike, ofereceu-se para comprar o que ainda não detém da Reynolds, a dona da Camel. Poderá ser um mega negócio avaliado em 47 mil milhões de dólares (43,1 mil milhões de euros).

A proposta de fusão “é a evolução lógica da nossa relação e oferece a todos os acionistas uma participação numa empresa mais forte”, refere o CEO da BAT, Nico Durante. A oferta pode vir a criar a maior empresa privada do mundo na indústria do tabaco, superando a Philip Morris. Os títulos da BAT sobem 2%.

A British American Tobacco ofereceu-se para comprar os 58% da Reynolds American que ainda não detém. A proposta em ações e dinheiro avalia cada ação da Reynolds em 56,50 dólares, de acordo com um comunicado da BAT. O valor representa um prémio em relação ao último preço de fecho. A empresa britânica diz que não negociou com o conselho de administração da Reynolds, onde detém uma participação de 42% há mais de uma década.

Acordo pode gerar “sinergias modestas”

A BAT pensa que a operação vai gerar sinergias “relativamente modestas” a nível dos custos. Mais concretamente, de cerca de 400 milhões de dólares. Segundo os termos do acordo, os investidores da Reynolds receberiam 24,13 dólares em dinheiro e 0,502 de ações da BAT. O dinheiro será financiado por uma combinação de recursos já existentes, novas linhas de crédito bancário e novas obrigações.

“É uma boa altura para a BAT assumir esta dívida com as taxas de juro tão baixas”, diz Duncan Fox, um analista da Bloomberg Intelligence. “Considerando a sua geração de capital, a BAT consegue fazer este negócio de forma bastante confortável”, refere o analista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucky Strike pode comprar Camel por 47 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião