Trump vai deportar ou prender até três milhões de imigrantes ilegais

  • Lusa
  • 13 Novembro 2016

Trump afirmou que vai deportar ou prender dois a três milhões de imigrantes ilegais, e que a construção do muro na fronteira com o México pode ser parcialmente substituída por uma cerca.

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse este domingo que vai deportar ou prender dois a três milhões de imigrantes ilegais, e que a construção do muro na fronteira com o México pode ser parcialmente substituída por uma cerca.

“O que vamos fazer é encontrar as pessoas que são criminosas ou têm registo criminal, membros de gangues, traficantes de drogas – provavelmente dois milhões, até podem chegar a três milhões – (…) e ou vamos expulsá-las do nosso país ou vamos encarcerá-las”, disse Trump numa entrevista que será transmitida pelo canal televisivo CBS às 22h00 de Lisboa.

“Mas vamos expulsá-las do nosso país, estão cá ilegalmente”, disse o futuro Presidente, acrescentando que depois da fronteira ser “segura”, as autoridades responsáveis pela emigração vão fazer uma “determinação” sobre os restantes imigrantes sem documentos que ficarem no país.

"O que vamos fazer é encontrar as pessoas que são criminosas ou têm registo criminal, membros de gangues, traficantes de drogas – provavelmente dois milhões, até podem chegar a três milhões – (…) e ou vamos expulsá-las do nosso país ou vamos encarcerá-las.”

Donald Trump

Presidente eleito dos EUA

Depois de a fronteira ficar segura e depois tudo estar normalizado, vamos fazer uma determinação sobre as pessoas de quem estão a falar, que são ótimas pessoas, mas vamos fazer uma determinação sobre isso”, disse.

“Mas antes de fazermos essa determinação, é muito importante, vamos tornar as fronteiras seguras”, acrescentou.

Questionado sobre se realmente vai construir um muro ao longo da fronteira com o México, uma das mais mediáticas e controversas propostas eleitorais de Trump, o vencedor das eleições respondeu: “Sim”.

Depois da vitória de terça-feira, o Governo do México veio novamente garantir que não iria financiar a construção do muro, e o vice-presidente da equipa de transição da nova Presidência, o republicano Newt Gingrich, quando questionado sobre o tema, respondeu que o muro tinha sido “um grande instrumento de campanha”.

Na entrevista, a primeira desde que venceu as eleições de terça-feira passada, Trump admitiu ainda que o muro pode ser parcialmente substituído por uma cerca, acolhendo as ideias de alguns congressistas republicanos.

Para certas áreas, sim, mas noutras áreas, um muro é mais apropriado“, disse, acrescentando: “Eu sou muito bom nisto, chama-se construção”.

Na conversa com a jornalista, que inclui segmentos com a mulher, Melanie, e os filhos, Trump revelou que ganhou 100 mil seguidores no sábado nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, e explicou por que razão usa tanto o Twitter, quando foi questionado se iria “continuar a disparar o que lhe passava pela cabeça” quando chegar à Casa Branca.

“Vou ser muito comedido, se o usar sequer”, respondeu, referindo-se ao Twitter. No entanto, “é uma forma moderna de comunicação, não há nada que ter vergonha. Juntando o Twitter, o Facebook e o Instagram, tenho 28 milhões de pessoas, dá para passar a mensagem. Quando alguém escreve uma má história sobre mim, ou a história é imprecisa, tenho um meio de ripostar”.

“O facto de [estas redes sociais] terem tanto poder ajudou-me a ganhar as corridas nas quais eles [a campanha democrata] gastaram mais dinheiro do que eu”, disse ainda Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump vai deportar ou prender até três milhões de imigrantes ilegais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião