5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Os investidores estarão hoje atentos aos mercados norte-americanos, um dia depois do anúncio da Fed, que decidiu subir os juros em 0,25 pontos percentuais.

Na ressaca da decisão da Fed, que subiu os juros pela segunda vez em dez anos, hoje é dia de acompanhar os mercados norte-americanos. Deste lado do Atlântico, o Banco de Inglaterra também vai decidir sobre uma eventual subida dos juros, enquanto o Eurostat divulga os dados das vagas de emprego no terceiro trimestre.

Como reagem os mercados à Fed?

Ontem foi dia de Reserva Federal norte-americana. O mercado esperava que a instituição liderada por Janet Yellen subisse as taxas de juro e foi isso mesmo que aconteceu: os juros vão subir em 0,25 pontos percentuais, para o intervalo de 0,5% e 0,75%. Imediatamente depois do anúncio da decisão, o dólar tocou novos máximos da sessão e os juros a dois anos da dívida norte-americana subiram para o nível mais elevado desde agosto de 2009. Resta saber como vão evoluir hoje.

Economia norte-americana presta contas

Ainda nos Estados Unidos, também é dia de divulgação de vários indicadores. As autoridades norte-americanas vão publicar os dados mais recentes da inflação no país, e os economistas da Bloomberg antecipam que os preços tenham aumentado em novembro, indicando que a inflação deverá estar a evoluir no sentido do objetivo da Fed. Também hoje, são divulgados os pedidos de subsídio de desemprego, o que permite sentir o pulso ao mercado de trabalho norte-americano no início deste mês.

Banco de Inglaterra decide se altera taxa de juro

Ontem a Fed, hoje o Banco de Inglaterra. O Comité de Política Monetária do banco central inglês reúne-se hoje e deverá decidir manter a taxa de juro no mínimo histórico de 0,25%, espera o mercado. Depois de ter implementado estímulos à economia em agosto, na ressaca do Brexit, o Banco de Inglaterra assume agora uma postura “neutra”, numa altura em que ainda está a avaliar o impacto da desvalorização da libra.

Markit divulga índice PMI da zona euro

Mais um indicador para medir o pulso à economia da zona euro. O índice PMI do setor da indústria da zona euro tem vindo a aumentar consistentemente e, em novembro, fixou-se no valor mais alto em 34 meses. A referência deste índice são os 50 pontos, valor acima do qual se assume que a economia europeia está a crescer.

Como vai o emprego na Zona Euro?

O Eurostat divulga, pelas 10h00, os dados mais recentes sobre vagas de emprego na União Europeia e na Zona Euro, referentes ao terceiro trimestre deste ano. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística revela estatísticas sobre o rendimento e as condições de vida ao longo deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião