Murdoch oferece 13,7 mil milhões para controlar Sky

A oferta de Rupert Murdoch ainda vai ter de passar pelo crivo dos pequenos acionistas da Sky, que considera o preço demasiado baixo.

A 21st Century Fox FOXA 0,00% apresentou, esta quinta-feira, a proposta para aquisição dos 61% do capital da Sky SKY 0,00% que ainda não detém. A empresa do magnata dos media Rupert Murdoch oferece mais de 13,7 mil milhões de euros para ficar com a totalidade da cadeia televisiva e, assim, alargar o império.

Tal como já tinha dado a entender no final da semana passada, a Fox vai oferecer 10,75 libras por cada ação da Sky, valor que representa um prémio de cerca de 40% face à cotação de fecho no dia 6 de dezembro, véspera do dia em que foi entregue a proposta inicial. O valor oferecido é, ainda, 11.4 vezes superior ao EBITDA da Sky nos 12 meses terminados em junho deste ano, detalha a Fox, em comunicado emitido esta quinta-feira.

Se passar pelo crivo da administração da Sky, o acordo terá ainda de ser aprovado pelos reguladores britânicos e europeus. Murdoch terá também de convencer os pequenos acionistas do grupo de media, que considera que o preço oferecido é demasiado baixo.

Por outro lado, se, a meio das negociações, e já assinado um acordo preliminar, a Fox recuar na oferta, está obrigada a pagar 200 milhões de libras (mais de 238 milhões de euros) à Sky. Em cima da mesa está ainda um processo chamado “scheme of arrengement“, que implica que, para que a operação vá para a frente, 75% dos acionistas independentes da Sky (isto é, os que não têm ligação à Fox) têm de aprovar a oferta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Murdoch oferece 13,7 mil milhões para controlar Sky

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião