Produção de petróleo na OPEP cai

  • Ana Luísa Alves
  • 5 Janeiro 2017

Ainda antes de o acordo da OPEP para limitar a produção de petróleo ser levado avante, a produção de petróleo em dezembro caiu na organização, sobretudo na Nigéria, que afetou a oferta mundial.

Ainda antes de o acordo estabelecido em novembro ser cumprido, a produção da OPEP caiu 310 mil barris por dia em dezembro, no momento em que as interrupções na produção petrolífera na Nigéria reduziram a oferta mundial da organização.

A produção na Nigéria caiu em 200 mil barris para os 1,45 milhões de barris por dia em dezembro, acabando com três meses de ganhos, no momento em que o país teve dificuldades em restaurar a sua capacidade de produção um ano depois dos ataques militantes nas infraestruturas de produção. A produção da Arábia Saudita caiu cerca de 50 mil barris por dia enquanto a da Venezuela caiu 40 mil.

“A produção do crude na Nigéria, em dezembro, teve um impacto significativo uma vez mais, em grande parte devido à manutenção de um campo de produção, bem como de uma greve dos trabalhadores portuários”, disse à Bloomberg Amrita Sen, analista da consultora Energy Aspects, em Londres.

A queda da produção em dezembro acontece numa altura em que a OPEP, que controla 40% da oferta mundial, vai levar avante o acordo estabelecido para limitar a produção do petróleo e equilibrar o mercado do ouro negro. O acordo, com a Rússia, revela-se histórico, segundo a Bloomberg, porque o corte estabelecido foi de 1,8 milhões de barris por dia a partir de janeiro.

Embora a queda verificada na produção, em conjunto, a OPEP produziu 33,1 milhões de barris por dia no último mês de 2016, de acordo com os analistas sondados pela Bloomberg.

Em novembro a produção total da organização chegou aos 33,41 milhões de barris por dia, e aos 34,14 milhões de barris se se tiver em conta a produção petrolífera na Indonésia. Em janeiro, e com o acordo estabelecido, estima-se que a produção na Indonésia caia para os 32,5 milhões de barris por dia.

No ano passado as ações do petróleo avançaram 52%, a maior valorização desde 2009. Esta quinta-feira o brent está a ser negociado nos 56,25 dólares o barril, com uma desvalorização de 0,37%, e o crude está nos 56,27 dólares o barril, caindo 0,34%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de petróleo na OPEP cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião