PCP tenta manter Novo Banco na esfera pública

  • Lusa
  • 6 Janeiro 2017

PCP vai propor para agendamento um projeto de resolução pedindo a manutenção do Novo Banco na esfera pública.

O Partido Comunista Português (PCP) vai propor para agendamento um projeto de resolução pedindo a manutenção do Novo Banco na esfera pública, texto que vem de fevereiro de 2016 e que a atualidade exige agora que chegue a debate.

A “gestão do trabalho parlamentar do PCP”, admitiu o deputado comunista Miguel Tiago, levou a que outras prioridades surgissem entre fevereiro de 2016 – data do projeto – e o momento atual, quando se perspetiva a venda do Novo Banco.

É no controlo público que podemos encontrar o caminho para a resolução dos problemas financeiros do país”, advogou Miguel Tiago, em conferência de imprensa no Parlamento.

Na quarta-feira, o Banco de Portugal anunciou que o fundo norte-americano Lone Star é a entidade mais bem colocada para comprar o Novo Banco, convidando-a para um “aprofundamento das negociações”.

A entrega do Novo Banco a privados “significaria que mais de 60% do capital bancário seria detido por grupos estrangeiros”, o que teria consequências políticas e inclusive a nível da “soberania” do país, frisou Miguel Tiago.

A posição conjunta assinada entre o PCP e o PS, reconhece o deputado, não “contempla nenhum aspeto sobre o sistema financeiro”, e são conhecidas as “divergências de fundo” de ambos os partidos sobre o tema.

“O PCP não rejeita as propostas que estão em cima da mesa. O PCP rejeita a possibilidade de entrega do Novo Banco a privados“, prosseguiu o comunista.

E concretizou: “Neste quadro parece-nos que não há condições nenhumas para o PCP rejeitar esta [Lone Star] ou qualquer proposta. A questão de fundo é rejeitar a privatização”.

Artigo atualizado às 12:53

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP tenta manter Novo Banco na esfera pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião