Nova ferramenta para as empresas não perderem pitada dos fundos

O IAPMEI disponibiliza uma nova agenda eletrónica com um calendário de obrigações e avisos automáticos de novidades, por empresa e por projeto. O objetivo é promover a execução sem incidentes.

Tem a sensação de que deixa passar os prazos todos e que nunca está a par do que se passa com os fundos comunitários? A sua empresa acaba por perder oportunidades importantes?

Para responder a esta dificuldade, o IAPMEI criou uma agenda eletrónica, com um calendário de obrigações e avisos automáticos de novidades, por empresa e por projeto, bem como informações e recomendações de atuação contextualizadas a cada situação.

Esta medida, que se insere no programa Simplex+, visa melhorar o acompanhamento e a informação às empresas e gestores de projeto com processos de candidatura a decorrer no Portugal 2020, QREN e Comércio Investe. Este é apenas um dos serviços prestados pela Consola de Gestão de Incentivos IAPMEI+, que disponibiliza instrumentos inteligentes destinados a apoiar as empresas no cumprimento das obrigações associadas à execução dos projetos e que foi lançado no passado dia 5 de janeiro.

Esta consola disponibiliza também, um canal eletrónico de mensagens através do qual os empresários podem esclarecer todas as suas dúvidas diretamente com os gestores de projeto no IAPMEI.

Mas os serviços não se vão ficar por aqui. Como explica o presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, a consola “continuará a ser desenvolvida e serão disponibilizadas brevemente outras funcionalidades relevantes para apoio à gestão dos projetos por parte das empresas”. O responsável explica ainda que o objetivo do IAPMEI, ao “desenvolver novas funcionalidades de apoio às empresas na gestão dos seus projetos”, é “promover a execução dos projetos sem incidentes ou incumprimentos”. “Num único local, os empresários vão encontrar toda a informação relevante para a gestão do projeto”, acrescenta.

Assim nesta fase são desenvolvidas as seguintes funcionalidades:

  • Novidades comunicadas (que passam a poder ser consultadas por empresa e/ou por projeto);
  • Datas limite de resposta a pedidos de esclarecimentos;
  • Datas limite para certificação de despesa de adiantamentos;
  • Controlo do calendário de execução do projeto.

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O Iapmei explica ainda no seu site que também foi incluída na área de ‘informação do projeto’, um novo quadro síntese que permite visualizar de uma forma simples a situação corrente do projeto durante a sua execução.

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Para aceder à consola basta seguir este link ou ir diretamente à página do IAPMEI. Mas para ter acesso há alguns cuidados que deve ter:

  • Se não está registado deve fazê-lo primeiro. Existe na própria página um link próprio para o fazer.
  • Já os utilizadores que estão registados nesta aplicação ou na “Certificação de PME” deverão seguir o passo seguinte utilizando o NIF e a password utilizados no seu registo.
  • Se ao tentar aceder à aplicação lhe aparecer a mensagem “Erro no login“, isso significa que:
    1. O NIF e/ou a password que introduziu não estão corretos;
    2. A sua conta foi bloqueada por ter falhado a validação anterior três vezes. Neste caso deve enviar um email para o IAPMEI para pedir o desbloqueio da conta.

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António Costa

Publisher do ECO

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