Arábia Saudita corta produção. Petróleo… cai

  • Leonor Rodrigues
  • 13 Janeiro 2017

Depois da maior valorização das últimas seis semanas, os preços do barril de petróleo estão a cair cerca de 1%, tanto em Londres, como em Nova Iorque.

Depois do maior ganho em mais de um mês, com o anúncio de corte de produção por parte da Arábia Saudita, o preço do barril de petróleo seguem em queda. O preço da matéria-prima corrige perante um menor otimismo relativamente ao anúncio do maior produtor do ouro negro.

A cotação do Brent está a desvalorizar 0,98% em Londres para os 55,46 dólares. Do outro lado do Atlântico a tendência de perdas é a mesma, com o West Texas Intermediate (WTI) a cair 1% para os 52,48 dólares por barril. “Há um limite para quanto as notícias de ontem devem conduzir o mercado”, afirma Ole Hansen do Saxo Bank à Bloomberg.

Na quarta-feira, a Arábia Saudita anunciou um corte de produção de petróleo para menos de 10 milhões de barris por dia, o que fez com que os preços subissem. Em duas sessões, as cotações do petróleo registaram uma valorização de mais de 4%, a subida mais expressiva desde 2 de dezembro.

Recorde-se que os preços do ouro negro têm avançado desde que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) acordaram em novembro um corte na produção. Este corte entrou em vigor no arranque deste ano, mas não tem permitido uma manutenção dos preços acima dos 55 dólares até porque existe a preocupação de que o aumento das cotações puxem pela produção nos EUA.

Com o anúncio da Arábia Saudita, os investidores ficaram mais otimistas e o mercado reagiu positivamente. Mas por pouco tempo: “os sauditas têm um nível de integridade mais elevado do que outros países da OPEP mas mesmo assim precisamos de mais tempo para ver o que vai acontecer a nível coletivo”, afirma Michael McCarthy da CMC Markets em Sidney, na Austrália, à Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita corta produção. Petróleo… cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião