Maria Luís de Albuquerque: “A situação da Caixa é preocupante”
A deputada do PSD, que está a ser ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da CGD, aproveitou para frisar que, quando estava no Governo, o banco nunca teve um problema de liquidez.
“A situação da Caixa é preocupante a vários níveis”, acredita Maria Luís de Albuquerque. Desde logo, “porque é o maior banco português e porque a recapitalização será feita com dinheiros públicos”, diz a antiga ministra das Finanças, que está a ser ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Outro fator preocupante é “o facto de não haver uma administração efetiva há mais de um ano“. Para Maria Luís de Albuquerque, “não ter liderança estabelecida só pode criar instabilidade”. E há ainda a questão do plano de recapitalização em curso, sobre o qual “não temos informação”, o que é “muitíssimo preocupante”.
Momentos antes, em resposta ao deputado comunista Miguel Tiago, que questionou o porquê de o Governo PSD/CDS não ter liquidado os empréstimos públicos do BPN, a antiga ministra das Finanças salientou a relativa saúde financeira do banco público na altura.
“A CGD não teve, no tempo em que estive no Governo, um problema de liquidez. Assumir que a devolução dos empréstimos do BPN poderia contribuir para uma maior liquidez não corresponde à verdade. O problema, na altura, era a falta de projetos de qualidade em que investir, não era a falta de liquidez para conceder crédito”, disse a deputada do PSD.
E frisou: “Não houve nenhum prejuízo para a CGD pelo adiamento deste processo, até porque os empréstimos estão garantidos pelo Estado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maria Luís de Albuquerque: “A situação da Caixa é preocupante”
{{ noCommentsLabel }}