Trump nomeia juiz Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal dos EUA

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2017

“A minha única esperança é que os democratas e os republicanos se possam unir, por uma vez, pelo bem do país”, apelou o presidente aos senadores que terão de aprovar a escolha.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu na terça-feira o juiz Neil Gorsuch como seu nomeado para o Supremo Tribunal, fazendo a balança do tribunal pender para o lado conservador.

“Hoje [terça-feira] cumpro outra promessa ao povo norte-americano ao nomear Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal. Ele será um incrível juiz, assim que o Senado o confirmar”, disse Trump na Casa Branca, antes de ceder o pódio a Gorsuch, que serviu no tribunal de recurso em Denver, Colorado, desde 2006.

Gorsuch vem deste modo substituir o juiz conservador Antonin Scalia, que morreu em fevereiro do ano passado.

Trump pediu à oposição democrata no Senado que apoie o candidato, que precisa de pelo menos oito votos do partido para ocupar o lugar. “A minha única esperança é que os democratas e os republicanos se possam unir, por uma vez, pelo bem do país”, disse, ao anunciar a sua escolha, na Casa Branca.

Aos 49 anos, Gorsuch, que fazia parte de uma lista de 21 possíveis escolhas, é o juiz mais novo a ser nomeado para o Supremo Tribunal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump nomeia juiz Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião