Cavaco lança livro sobre 10 anos em Belém

O ex-presidente da República vai lançar um livro sobre a década que passou em Belém. Cavaco Silva intitulou-o de "Quinta-feira e Outros Dias", por esse ser o dia da reunião com o primeiro-ministro.

Aníbal Cavaco Silva vai voltar a editar um livro, após os dez roteiros que publicou enquanto Presidente da República entre 2006 e 2016. Um ano depois de ter abandonado o cargo, o ex-chefe de Estado lança “Quinta-feira e Outros Dias” no dia 16 de fevereiro, na próxima terça-feira, avança a Rádio Renascença. O livro conta as memórias presidenciais do tempo passado em Belém.

Quinta-feira costuma ser um dia da semana bastante concorrido para o primeiro-ministro: primeiro porque tem, normalmente, Conselho de Ministros e, segundo, porque também costuma ser o dia da reunião semanal com o Presidente da República. Essa é a razão para o nome do livro que Cavaco Silva vai lançar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Segundo a Renascença, o ex-presidente da República escreve na primeira pessoa e justifica decisões anteriores.

Nunca [ocorreu] fugas de informação para a comunicação social sobre o que se passou nos meus encontros com o Primeiro-Ministro e outros membros do Governo.

Cavaco Silva

Ex-Presidente da República

No site da loja Fnac já se encontra disponível uma descrição do livro: “Tendo mantido até agora reservada parte importante da minha ação como Presidente da República, convicto de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional – e nunca tendo ocorrido fugas de informação para a comunicação social sobre o que se passou nos meus encontros com o primeiro-ministro e outros membros do Governo –, entendo que é altura de completar a prestação de contas aos portugueses dando público testemunho de componentes relevantes da minha magistratura que são, em larga medida, desconhecidos dos cidadãos”.

Cavaco Silva

Neste momento, Cavaco Silva está no Gabinete do Sacramento, as instalações no antigo Mosteiro do Santíssimo Sacramento, em Alcântara, Lisboa. O ex-Presidente da República tem sido reservado desde que deixou o cargo de chefe de Estado, mas recentemente, por ocasião dos 25 anos do Tratado de Maastricht, Cavaco apelou à responsabilidade do líderes europeus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cavaco lança livro sobre 10 anos em Belém

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião