Schäuble: Corte da dívida grega viola lei europeia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Fevereiro 2017

Para o ministro alemão, um alívio da dívida não é uma opção devido às leis europeias. Se o país quer cortes, tem de sair da Zona Euro.

Para Wolfang Schaeuble, ministro das finanças alemão, a possibilidade de aliviar a dívida grega está fora de questão, visto que viola leis europeias. Para tal ser possível, o país teria de abandonar a zona euro. O comentário é avançado pela Bloomberg, e vem no seguimento das declarações do Fundo Monetário Internacional acerca da necessidade de medidas de alívio adicionais.

O ministro alemão afirmou também que a Grécia vai ser capaz de completar o programa de resgate financeiro se forem cumpridas todas as condições impostas pelos credores. Estes, por sua vez, não podem deixar de pressionar Atenas. “A pressão para que a Grécia desenvolva reformas tem de ser mantida para que se torne competitiva, senão não pode continuar na Zona Euro.”

Também Jeroen Djesselbloem teve uma palavra a dizer sobre este assunto, garantindo que os Países Baixos não iriam participar no resgate grego se o FMI retirar o seu apoio, visto que o programa não seria mais viável.

Os juros da dívida grega a dois anos estão esta quinta-feira nos 9,444%, tendo superado a fasquia dos 10% nesta quarta-feira, dia das declarações do FMI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Schäuble: Corte da dívida grega viola lei europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião