Caixa: PS, BE e PCP rejeitam desafio de PSD e CDS, que acusam de querer violar Constituição

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2017

PSD e CDS deixaram o desafio: queriam analisar as informações trocadas entre Centeno e Domingues e pediam ao PS, BE e PCP que invertessem a sua decisão até às 18 horas. Mas a resposta foi negativa.

PS, PCP e BE rejeitaram hoje o desafio de PSD e CDS-PP para que invertam a decisão de terça-feira de não analisar as comunicações trocadas entre o ministro das Finanças e o ex-presidente do banco público António Domingues.

Em declarações aos jornalistas, no final da conferência de líderes, os líderes parlamentares do PS, Carlos César, do BE, Pedro Filipe Soares, e do PCP, João Oliveira, acusaram PSD e CDS-PP de quererem utilizar a comissão de inquérito à Caixa para criar um facto político, violando a Constituição e a lei, que não permite o acesso a comunicações pessoais.

Momentos antes, os líderes parlamentares do PSD e CDS-PP tinham desafiado o PS, BE e PCP a inverterem a decisão de terça-feira, ameaçando que, se tal não acontecer, ambos os partidos retirarão “todas as consequências regimentais, jurídicas e políticas” sem especificar quais.

O motivo invocado na terça-feira pelos partidos que chumbaram a não inclusão dos conteúdos das comunicações terá sido o de não se enquadrar no objeto da comissão parlamentar de inquérito, que abarca a gestão do banco público entre 2000 e 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa: PS, BE e PCP rejeitam desafio de PSD e CDS, que acusam de querer violar Constituição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião