5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O dia será cheio para os mercados europeus: o espanhol Popular terá um novo presidente, a Grécia poderá ter luz verde para mais ajuda. Isto ao mesmo tempo que o Brexit conhece novos avanços.

As bolsas norte-americanas vão estar fechadas, mas, na Europa, há muito a acontecer neste arranque de semana. Os ministros das Finanças europeus poderão, finalmente, chegar a acordo para desbloquear um novo pacote de ajuda financeira à Grécia, o Banco Popular começa um novo ciclo com a eleição de Emilio Saracho para presidente executivo e a Câmara dos Lordes começa o primeiro de dois dias de debate sobre a lei que aprovou o Brexit.

Feriado nos EUA, menos liquidez por cá

A semana começa com os mercados norte-americanos fechados. Os Estados Unidos comemoram, na segunda-feira, o Dia dos Presidentes, pelo que as bolsas não negoceiam. Tendencialmente, isso significa que, nos restantes mercados, incluindo os europeus, será um dia de liquidez mais fraca do que o habitual. Na sexta-feira, em véspera deste feriado, os mercados norte-americanos fecharam no vermelho.

BdP divulga dados da balança corrente e de capital

O Banco de Portugal divulga hoje vários indicadores. Além dos valores da balança corrente e de capital relativos ao final do ano passado, o regulador revela ainda os dados mais recentes da posição de investimento internacional, o endividamento do setor não financeiro e o financiamento das administrações públicas.

Acordo à vista para ajudar a Grécia

O comissário europeu Pierre Moscovici deixou a dica na semana passada: faltam apenas “pequenos passos” para desbloquear a próxima tranche do resgate grego. Esta segunda-feira, os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se para discutir as divergências relativamente a este assunto e deverão, finalmente, chegar a acordo.

Nova vida para o Popular

Tem sido um caminho turbulento para o Banco Popular, desde que acordou a rescisão voluntária de mais de 2.600 funcionários e decidiu afastar o seu presidente, Ángel Ron. Agora, o banco espanhol entra num novo ciclo. Na assembleia extraordinária que se realiza hoje, os acionistas deverão eleger Emilio Saracho, tido como o melhor banqueiro espanhol, como presidente executivo. Pela frente, Saracho tem a recuperação das perdas registadas no ano passado, que ascenderam a 3,5 mil milhões de euros.

Mais avanços no Brexit

Depois de a Câmara dos Comuns ter aprovado a legislação necessária para que o Governo britânico possa dar início ao processo de saída da União Europeia, o diploma será agora discutido na Câmara dos Lordes. Hoje será o primeiro de dois dias de debate. Na terça-feira, a câmara vota a legislação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião