Confiança dos consumidores no nível mais elevado desde 2000

Confiança dos consumidores e clima económico melhoraram no arranque do ano.

O indicador de confiança dos consumidores aumentou nos últimos cinco meses e atingiu em janeiro máximos desde abril de 2000, assim como o clima económico também subiu, depois de ter caído nos últimos dois meses, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o aumento do indicador de confiança dos consumidores em janeiro deveu-se, sobretudo, ao contributo positivo das perspetivas relativas às expectativas quanto à situação financeira do agregado familiar e quanto à situação económica do país.

Em menor grau”, destaca, deveu-se às apreciações da evolução da poupança e da situação financeira do agregado familiar. A confiança dos consumidores atingiu o nível mais baixo em dezembro de 2012, em pleno período de assistência financeira internacional.

Em relação ao clima económico, o arranque do ano trouxe uma melhoria do sentimento dos empresários, depois da queda observada em dezembro e em novembro. A subida do indicador de confiança dos serviços deveu-se ao contributo positivo das expectativas sobre a evolução da procura e das opiniões sobre a atividade da empresa, uma vez que as apreciações sobre a carteira de encomendas contribuíram negativamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores no nível mais elevado desde 2000

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião