Governo vai criar grupo de trabalho para a área de media

  • Lusa
  • 30 Janeiro 2017

Manuel Caldeira Cabral diz que os media têm um grande potencial de valor ao nível da economia digital. "Não estão ainda a aproveitar completamente todas as oportunidades", diz.

O Governo vai criar dois novos grupos de trabalho, um para a área dos media e conteúdos e outro para a área de ‘fintech’ (serviços financeiros com tecnologia), disse hoje à Lusa o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

“Na sequência dos quatro grupos que já tivemos, que eram um grupo ligado ao automóvel e às máquinas, outro ao turismo, outro para agroindústria e outro para o setor da moda, vamos lançar dois novos grupos de trabalho“, anunciou o governante.

“Um para a área dos media e conteúdos, porque é uma área que tem um grande potencial de valor ao nível da economia digital e em que nós temos boas empresas, mas que não estão ainda a aproveitar completamente todas as oportunidades de criação de valor que existem”, prosseguiu.

O outro grupo de trabalho é para a área de “‘blockchain e fintech’ [banco de dados e serviços financeiros tecnológicos], em que as novas plataformas de pagamento e possibilidades de financiamento que se abrem com estas plataformas digitais são também muito importantes”.

Queremos mobilizar as nossas empresas do setor financeiro, os nossos reguladores, para alterar e para estarem prontos para as inovações que vão acontecer“, acrescentou o ministro. A criação destes dois grupos de trabalho é uma novidade que o ministro da Economia vai anunciar hoje.

“Nós quisemos muito, neste processo, chamar a atenção para que a digitalização da indústria não é um assunto que tenha a ver apenas com as empresas digitais, com as empresas de tecnologias de informação“, disse.

Este “é um assunto que tem muito a ver com setores tradicionais, com os têxteis, o vestuário ou calçado, setores como o turismo, em que as plataformas digitais já mudaram completamente a forma como se marca um hotel, como se escolhe o restaurante a que se quer ir ou como se marca uma viagem, tem a ver com estes setores tradicionais e tem a ver com aplicação da tecnologia digital poder valorizar muito os produtos”, acrescentou Manuel Caldeira Cabral.

O Governo apresenta hoje, em Leiria, 60 medidas de iniciativa pública e privada, no âmbito da estratégia para a Indústria 4.0.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai criar grupo de trabalho para a área de media

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião