China voltou à carga. Bitcoin atinge máximos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 21 Fevereiro 2017

Os investidores descobriram uma maneira de contornar as regras impostas pelo governo. Resultado? A moeda voltou a subir até máximos históricos.

Há cerca de duas semanas, as duas maiores empresas de troca de bitcoin suspenderam os levantamento, sob ordens claras do governo que suspeita de utilização indevida da moeda. Ainda assim, os traders chineses encontraram outra maneira de continuar as trocas, levando a moeda a atingir máximos históricos.

Chama-se LocalBitcoins e é uma plataforma de troca frente-a-frente, ou seja, o investidor publica o anúncio na página e os interessados contactam-no para marcar um encontro pessoal ou por chat para aí decidirem o negócio. No fundo, esta funciona apenas como mediador entre utilizadores, não estando por isso abrangidos pelas restrições estatais.

Assim, e em apenas duas semanas, as trocas efetuadas a partir da plataforma passaram de 1,5 milhões de yuan para 36,2 milhões de yuan, segundo dados da Coin Dance. A LocalBitcoin ganhou terreno na troca monetária, totalizando agora 6% do volume total de trocas no país.

Valores em milhões de yuan. Fonte: CoinDance

Empurrada pelo travão governamental, a bitcoin viu o seu valor a cair para valores abaixo dos 800 dólares. Com a segurança das trocas nesta plataforma, os valores retomaram o movimento ascendente que vinham a registar, atingindo esta quinta-feira máximos históricos de 1.108 dólares.

Valores em dólares. Fonte: Bloomberg

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China voltou à carga. Bitcoin atinge máximos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião