Deutsche Bank arrasa bónus dos trabalhadores

  • Rita Atalaia
  • 27 Fevereiro 2017

O maior banco alemão continua a tentar compensar as taxas de juro baixas. Desta vez, o Deutsche Bank quer avançar com um corte de 80% do bónus que paga a um terço dos seus 100 mil funcionários.

O Deutsche Bank vai avançar com uma redução elevada do bónus que oferece aos funcionários. Ao todo, quer cortar 80% dos prémios. E porquê? Para fazer frente às taxas de juro baixas, que têm penalizado a banca europeia, e a despesas com processos judiciais. A medida, que o maior banco alemão admite ser “frustrante” para os funcionários, deve afetar cerca de um terço dos seus 100 mil trabalhadores. Isto depois de a instituição financeira ter reportado prejuízos mais graves do que o esperado.

O maior banco alemão vai avançar com mais um corte. Desta vez o alvo é o bónus pago aos funcionários. Um corte de 80% que deve afetar um terço dos seus 100 mil trabalhadores, avança o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntag, citado pela Bloomberg. A publicação recorda que nunca houve uma redução tão acentuada na história recente do banco, numa altura em que tenta compensar as taxas de juro baixas e ainda custos relacionados com processos que tem em tribunal. Problemas que levaram o banco a registar prejuízos de 1,89 mil milhões de euros no último trimestre de 2016, um resultado líquido negativo mais grave do que aquele que os analistas sondados pela Bloomberg antecipavam.

Karl von Rohr, responsável do banco, já veio dizer que o Deutsche Bank está consciente de que esta medida será “frustrante” para os funcionários. Von Rohr refere ainda que alguns trabalhadores em cargos importantes — cerca de cinco mil — vão receber um incentivo que estará dependente do desempenho do banco.

Embora o Deutsche Bank tenha avisado no mês passado que iria reduzir os prémios, os funcionários ainda não sabiam qual seria a dimensão do corte. No ano passado, o banco cortou o bónus em 17%, dizendo na altura que uma redução mais acentuada comprometeria a sua capacidade de manter os bons profissionais dentro da instituição financeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank arrasa bónus dos trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião