Atualização das pensões publicada em Diário da República

  • ECO
  • 7 Março 2017

As pensões até 842,64 euros aumentam 0,5%. A atualização foi publicada hoje em Diário da República mas tem efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2017.

A atualização das pensões foi publicada esta terça-feira em Diário da República, com efeito a partir do dia 1 de janeiro deste ano. As pensões até 842,64 euros aumentam 0,5%, como previsto. Na portaria publicada, o Governo sublinha que a decisão do aumento se baseou em parte na inflação: “Considerando que a variação média do IPC [Índice de Preços ao Consumidor] nos últimos 12 meses, sem habitação, disponível em dezembro de 2016, foi de 0,52%”.

As primeiras pensões com os valores atualizados foram pagas logo a 10 de janeiro de 2017, embora com particularidades: o valor da pensão tinha aumentado mas a alteração no modelo de pagamento do subsídio de Natal, que passa a ser pago metade em duodécimos em vez de na totalidade, o que resulta num valor menor cada mês.

Assim, a compensação viria mais tarde, tanto com os acertos necessários com o aumento que, para muitos pensionistas, chega em agosto, como com o pagamento do resto do subsídio de Natal no final do ano. Em termos anuais, o pensionista recebe mais com este modelo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atualização das pensões publicada em Diário da República

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião