EPAL lucra 50 milhões em 2016

  • Lusa
  • 30 Março 2017

Redução dos gastos operacionais e do endividamento ajudaram a EPAL a registar lucros de perto de 50 milhões de euros no ano passado.

A EPAL atingiu em 2016 um resultado líquido positivo de 49,7 milhões de euros, de acordo com um comunicado divulgado hoje pela empresa, com base no Relatório e Contas do ano passado, aprovado em Assembleia Geral na quarta-feira.

Na nota de imprensa, a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), que abastece diretamente a cidade de Lisboa, considerou que foi determinante para este resultado líquido o facto de a empresa ter “vindo a reduzir os gastos operacionais de forma sólida e estruturada ao longo dos últimos anos” e de ter “conseguido reduzir o endividamento em 18,3 milhões de euros“.

“O investimento realizado, em 2016, foi de 13 milhões de euros, financiado integralmente pelo ‘cash-flow’ gerado pela atividade, uma vez que a EPAL não recorreu em 2016 a nenhum novo financiamento nem recebeu fundos comunitários”, acrescentou, destacando a reabilitação da Estação de Tratamento de Água de Vale da Pedra, no Cartaxo, e a reabilitação das redes adutora e de distribuição.

A empresa realçou ainda que no ano passado assumiu a gestão do sistema de abastecimento da ex-Águas do Oeste, além de ter sido o primeiro ano completo em que assumiu a gestão delegada da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, futura Águas do Vale do Tejo, por cisão e constituição das duas novas empresas Águas do Tejo Atlântico e Simarsul.

Em 2015, a empresa anunciou um resultado líquido positivo de 47,1 milhões, cerca de sete milhões abaixo do montante conseguido em 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EPAL lucra 50 milhões em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião