Governo quer estimular vistos ‘gold’ a investir mais

  • Lusa
  • 11 Abril 2017

"Está também a ser promovida a valorização da rede de grandes empresas estrangeiras a operar em Portugal", lê-se ainda no Programa Nacional de Reformas.

O Governo está a desenvolver ações para estimular os atuais beneficiários dos vistos ‘gold’ a “reforçar o seu investimento”, segundo o Programa Nacional de Reformas, enviado ao Conselho Económico e Social a que a Lusa teve hoje acesso.

De acordo com o documento, enviado ao Conselho Económico e Social (CES), para emissão de parecer, “encontra-se em curso o desenvolvimento de ações para estimular os atuais beneficiários das Autorizações de Residência para Investimento (ARI) a reforçar o seu investimento/envolvimento em Portugal, especialmente na vertente empresarial”.

O regime de ARI, também conhecido como vistos ‘gold’, está em vigor desde 08 de outubro de 2012 e permite a cidadãos de Estados fora da União Europeia obter uma autorização de residência temporária para atividade de investimento com a dispensa de visto de residência para entrar em Portugal.

A obtenção dos vistos ‘gold’, com os chineses a liderarem a lista, depende de vários critérios, entre eles a transferência de capitais no montante igual ou superior a um milhão de euros, a criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho, ou a compra de bens imóveis no valor igual ou superior a meio milhão de euros.

Além disso, lê-se no Plano Nacional de Reformas (PNR), “está também a ser promovida a valorização da rede de grandes empresas estrangeiras a operar em Portugal, bem como a identificação e atração dos grandes empresários da diáspora, no âmbito da diplomacia económica”.

Sobre a alavancagem de financiamento e investimento, o Governo refere no documento que, “atendendo à necessidade de sensibilização e capacitação dos agentes económicos para o acesso a novas formas de financiamento e capitalização ou angariação de novos investidores, será implementado, no plano nacional, um programa de acesso das empresas portuguesas às oportunidades de negócio das instituições multilaterais”.

Por outro lado, no que respeita à promoção das oportunidades de investimento, o PNR aponta “o sucesso da Web Summit”, que decorreu em novembro do ano passado, “e cujo ‘follow-up’ [seguimento] ocorrerá no corrente ano, reforçou a dinamização da articulação entre empresas nacionais e investidores estrangeiros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer estimular vistos ‘gold’ a investir mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião