5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A S&P fala hoje sobre o rating de Portugal, no mesmo dia em que o IGCP volta ao mercado para emitir até 1.250 milhões em obrigações do Tesouro. É ainda dia de apresentação de contas do Novo Banco.

Dia cheio para os mercados nacionais e internacionais. O Novo Banco vai apresentar as contas de 2016, no mesmo dia em que o IGCP vai ao mercado para emitir mais dívida e a agência S&P fala sobre o rating soberano de Portugal. Do lado das estatísticas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados da inflação de março e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o mais recente relatório mensal sobre a matéria-prima.

Novo Banco apresenta resultados de 2016

António Ramalho vai apresentar, esta tarde, o retrato mais atualizado do Novo Banco, depois de ter sido fechado o acordo de venda ao fundo norte-americano Lone Star. No terceiro trimestre do ano passado, o banco registou o primeiro lucro da sua curta história, de 3,7 milhões de euros. No acumulado dos nove primeiros meses desse ano, contudo, o valor ainda é negativo: os prejuízos foram de 359 milhões de euros nesse período.

Atenção aos juros da dívida. S&P fala sobre rating de Portugal

A agência de notação financeira S&P, que mantém o rating de Portugal no nível de “lixo”, vai falar sobre os ratings que atribui a Portugal, Espanha e Grécia, numa sessão online aberta aos interessados. A mensagem poderá ter impacto sobre os juros da dívida soberana, numa altura em que, no prazo a dez anos, os juros estão na casa dos 3,8%.

Portugal volta ao mercado

Portugal regressa ao mercado de dívida com um duplo leilão de obrigações do Tesouro. O objetivo do IGCP é levantar até 1.250 milhões de euros, em títulos a cinco e a oito anos. No último leilão de longo prazo, o Tesouro português levantou 1.112 milhões de euros em dívida a três e nove anos, com os custos de financiamento a dispararem face ao anterior leilão comparável.

Dia de estatísticas

Hoje é também dia de estatísticas. Por cá, o INE divulga o mais recente índice de preços ao consumidor, relativo a março, numa altura em que a inflação está nos 1,6% em Portugal. Lá fora, o Banco Central Europeu (BCE) divulga as estatísticas das taxas de juro a longo prazo e as emissões de títulos na Zona Euro.

OPEP divulga relatório

A OPEP divulga o seu relatório mensal, que deverá confirmar que o cartel está a cumprir o corte de produção acordado no final de novembro. Por esta altura, a matéria-prima tem estado a valorizar nos mercados internacionais, à boleia da expectativa dos investidores de que não só a OPEP vai prolongar o corte para lá de junho, como a Rússia deverá acompanhar esta decisão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião