Vitória de Erdogan faz disparar a lira turca

A Turquia deu mais poderes ao Presidente. Recep Tayyip Erdogan clamou vitória no referendo constitucional, levando a moeda do país a disparar.

A lira turca está a destacar-se entre todas as outras moedas mundiais. A divisa da Turquia regista uma forte valorização após o referendo constitucional que vai dar mais poderes a Recep Tayyip Erdogan. Apesar da contestação da oposição, os investidores estão a celebrar a perspetiva do fim da incerteza política no país.

A moeda chegou a ganhar um máximo de 2,5% face ao dólar, naquela que é a maior valorização intradiária desde 30 de janeiro. Está a valorizar 1,05% contra a moeda norte-americana, registando ainda uma subida de 1% face ao euro. Apesar da subida, o desempenho da divisa no acumulado do ano continua a ser negativo.

Os turcos foram chamados a referendar uma revisão constitucional. 51% dos votos foram no sentido da passagem de um regime parlamentar para um presidencialista, reforçando os poderes de Erdogan. O “Sim” ganhou, embora por uma curta margem, e no meio de contestação dos partidos da oposição. O Partido Republicano do Povo pediu ao conselho eleitoral para cancelar os resultados do referendo devido a irregularidades no escrutínio.

Moeda turca acelera

A valorização da moeda após este referendo está a ser vista como reflexo da menor incerteza política, isto depois de uma tentativa de golpe de Estado no último verão. Essa incerteza levou a cortes de rating sucessivos, levando muitos investidores a afastarem-se do país, penalizado o desempenho da lira.

A tendência poderá, no entanto, não durar. “Estas movimentações [da moeda] não deverão durar muito já que os mercados deverão voltar a centrar atenções para os grandes desafios políticos — a relação com os EUA, a Rússia, e os desafios na fronteira curda”, diz Tatha Ghose, economista do Goldman Sachs, à Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vitória de Erdogan faz disparar a lira turca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião