Bolsa recua, libra acelera com eleições antecipadas no Reino Unido
Theresa May volta a marcar o ritmo no mercado. A bolsa britânica está a cair mais de 1% depois de a primeira-ministra ter anunciado eleições antecipadas. E a libra? Segue em sentido contrário. Sobe.
A bolsa britânica está em queda. É assim que o mercado acionista está a reagir ao anúncio de Theresa May de que o Reino Unido vai a eleições antecipadas no início de junho. A primeira-ministra britânica quer, assim, assegurar “estabilidade” e procurar apoio por parte dos eleitores para que possa avançar com o processo de saída da União Europeia. Os juros da dívida também estão a subir, assim como a libra que está em máximos de fevereiro.
O FTSE, o índice britânico, está a cair 1,28% — a maior queda percentual desde meados de janeiro, quando a primeira-ministra confirmou que o Reino Unido iria abandonar o mercado único europeu. Agora Theresa May volta a influenciar o sentimento dos investidores. Desta vez ao anunciar eleições antecipadas no país, apontando a data de 8 de junho.
Bolsa afunda mais de 1% após anúncio das eleições
“Precisamos de eleições gerais e precisamos delas agora”, disse a primeira-ministra britânica, à porta de Downing Street, em declarações transmitidas pela BBC News. “Cheguei a esta conclusão de forma relutante. A única forma de garantir certeza e estabilidade para os próximos anos é fazer esta eleição e procurar o vosso apoio para as decisões que tenho de tomar”, acrescentou.
“Os mercados estão muito inseguros e preocupados” com os vários eventos internacionais, diz Dominic Konstam, responsável do Deutsche Bank AG, à Bloomberg, acrescentando que as eleições antecipadas no Reino Unido vêm juntar-se à “reforma fiscal nos EUA e às eleições em França e na Alemanha”.
O mercado acionista não está a reagir bem a este anúncio, nem o de dívida. Os juros da dívida britânica estavam em queda, mas inverteram. Com as obrigações em queda, a taxa das Gilts a dez anos está a subir um ponto para 1,051%.
A moeda britânica também está a reagir de forma expressiva às eleições antecipadas. Começou por desvalorizar quando foi revelado que Theresa May faria um comunicado. Assim que o anúncio foi feito, a libra anulou todas as perdas, acelerando agora 0,85% para os 1,2672 dólares, um máximo de fevereiro. Apesar de estar em alta, a moeda continua a cair cerca de 15% em relação ao dólar desde que o país decidiu sair da União Europeia, num referendo em junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsa recua, libra acelera com eleições antecipadas no Reino Unido
{{ noCommentsLabel }}