No jantar de Trump e Xi Jinping, Ivanka engordou a carteira

  • Juliana Nogueira Santos
  • 18 Abril 2017

No dia em que Ivanka Trump jantou com Xi Jinping, a sua empresa obteve aprovação para registar três marcas em território chinês. Coincidência ou conflito de interesses? Não se sabe.

Ivanka Trump ganhou recentemente um lugar na Casa Branca, tendo sido contratada pelo próprio presidente, o seu pai, para o cargo de assessora. Assim, e como ditam as suas funções, marcou presença num jantar executivo entre o presidente dos Estados Unidos e o presidente chinês Xi Jinping. No mesmo dia, o governo chinês aprovou três registos de marca da empresa de Ivanka. Coincidência? Não se sabe.

Segundo a Associated Press (AP), o governo chinês aprovou provisoriamente três novas marcas registadas — uma de joalharia, outra de malas e outra de serviços de spa — que concedem o direito de exclusividade destas chancelas à empresa detida pela filha mais velha do presidente dos Estados Unidos.

Ivanka Trump afastou-se de todas as posições de gestão que ocupava na sua empresa, Ivanka Trump Marks, no principio deste ano para poder ser conselheira informal do seu pai na Casa Branca. Ainda assim, esta continua a ser a dona legal da empresa, facto que levanta suspeitas de conflito de interesses.

Em comunicado, a advogada da família, Jamie Gorelick, afirmou que a empresária “não vai pesar na estratégia empresarial, assuntos de marketing ou termos de acordo comerciais” da sua empresa. Esta afirmou também que Ivanka tem apenas autoridade para ordenar que negócios que possam criar conflitos de interesse, ou que pelo menos o aparentem, sejam terminados.

Nos Estados Unidos, a lei proíbe os funcionários federais de se envolverem em assuntos governamentais que afetem os seus interesses financeiros, ou o dos seus cônjuges. Recorde-se também que o marido de Ivanka, Jared Kushner, é um funcionário oficial da Casa Branca.

Neste momento, a Ivanka Trump Marks tem 16 marcas registadas na China e 32 pendentes para aprovação. Estas oferecem produtos e serviços na área da beleza e dos cuidados pessoais. Contactado pela AP, o Gabinete de Marcas Registadas chinês não prestou qualquer comentário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

No jantar de Trump e Xi Jinping, Ivanka engordou a carteira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião