Três dos maiores destinos de exportação travam crescimento em 2018

  • Margarida Peixoto
  • 18 Abril 2017

Espanha, Alemanha e Reino Unido vão travar o crescimento no próximo ano. França escapa a este movimento, tal como o Brasil e Angola, antecipa o FMI.

Três dos principais destinos das exportações portuguesas deverão travar o crescimento no próximo ano. O World Economic Outlook, publicado esta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), antecipa um abrandamento da atividade económica para Espanha, Alemanha e Reino Unido. Juntos pesam 42% nas exportações nacionais.

De acordo com o FMI, a economia mundial deverá crescer 3,5% este ano e acelerar para 3,6% no próximo. O relatório explica que deverá, finalmente, chegar “a muito esperada retoma cíclica do investimento, da indústria e do comércio” e dá conta de expectativas mais robustas para a procura global. Isto, conjugado com restrições combinadas à oferta de petróleo, permitiu aumentar o preço das matérias-primas e dar algum alívio aos países exportadores, bem como suportar a inflação.

Ainda assim, a instituição liderada por Christine Lagarde avisa que os riscos são descendentes e que faltam reformas estruturais para promover o crescimento de forma mais sustentada. “Problemas estruturais — tais como baixo crescimento da produtividade e elevadas desigualdades de rendimentos — vão provavelmente persistir.”

Neste enquadramento, alguns dos países cujo desempenho é mais importante para os empresários de Portugal deverão ver a sua atividade económica abrandar. Mas nem tudo são más notícias: o crescimento da economia francesa (que representa 13% das exportações nacionais) vai acelerar, bem como o do Brasil e de Angola. Veja o mapa.

Crescimento económico previsto para 2018

Fonte: FMI

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três dos maiores destinos de exportação travam crescimento em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião