“Grande conflito” é a solução de Trump se diplomacia falhar

  • ECO
  • 28 Abril 2017

"Há a hipótese de acabarmos num grande, grande conflito com a Coreia do Norte", diz Trump. Ainda assim, essa é a "última opção", segundo McCain.

Trump “adorava” resolver a questão dos testes de armas nucleares na Coreia do Norte “diplomaticamente“, mas afirma que “é difícil”. Assim, levanta a hipótese de haver “um grande, grande conflito com a Coreia do Norte”. John McCain, ex-candidato presidencial que tem vindo a criticar Trump, contrapõe assegurando que “eles [administração de Trump] estão a explorar todas as opções e a última opção — e a menos desejável — é o conflito armado”.

Os EUA e a China têm tentado persuadir a Coreia do Norte a desmantelar os programas de mísseis e armas nucleares. Os EUA estão inclusivamente a reforçar a presença militar junto à Península Coreana, mantendo em aberto a opção de atacar o estado do norte.

A apoiar a solução através de sanções económicas estão os líderes de segurança dos EUA e o presidente chinês, Xi Jinping. O secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson revelou as intenções do presidente chinês de avançar para sanções económicas no caso da Coreia do Norte executar um sexto teste nuclear. Os esforços diplomáticos de Xi Jinping foram reconhecidos por Trump, dizendo que Xi “está a tentar realmente”.

Já há quem defenda de que este é um “bluff” do governo norte-americano. Andrei Lankov, professor de história na Universidade de Kookmin, em Seoul, Coreia do Sul, afirma que “a administração de Trump quer convencer a chinesa de que a escolha é entre uma guerra ou prejudicar a economia norte-coreana”, país do qual a China é aliada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Grande conflito” é a solução de Trump se diplomacia falhar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião