ANAREC pede explicações ao Governo sobre regulação do setor

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis quer que o Governo decida urgentemente o futuro da entidade que regula o setor. Falta de informação está a criar instabilidade.

A Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) quer que o Governo decida com urgência o futuro da entidade que regula o setor. A ANAREC fala mesmo em alguma instabilidade na medida em que os revendedores não sabem a quem se dirigir depois de o parlamento ter aprovado a extinção da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC), avança a TSF.

O presidente da ANAREC, Francisco Albuquerque adianta que a informação que tem sido dado aos sócios é a que está tudo como no passado, uma vez que ainda não são conhecidas as competências que passarão para a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e para a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Para a ANAREC é urgente que o governo esclareça o que se passa uma vez que quase meio ano para extinguir a entidade reguladora de combustíveis é demasiado tempo.

A TSF falou ainda com Paulo Carmona, ex-presidente da ENMC que adianta que é praticamente impossível extinguir esta entidade devido aos enormes custos com um empréstimo contraído (360 milhões de euros) para pagar as reservas nacionais de petróleo.

Paulo Carmona adianta ainda que devido à indefinição à volta da ENMC há projetos de investimento de empresas que estavam em andamento em 2016 e que agora estão parados. O antigo presidente da ENMC refere que ninguém investe sem saber como fica a regulação do setor dos combustíveis.

Contactada pela TSF, fonte da secretaria de Estado da Energia garante que a ENMC será extinta, como aprovado no Parlamento, não referindo porém qualquer prazo. A mesma fonte diz ainda que estes processos demoram tempo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANAREC pede explicações ao Governo sobre regulação do setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião