“Espero que venda do Novo Banco não tenha efeitos no BCP”

  • Rita Atalaia
  • 8 Maio 2017

Nuno Amado defende que os incentivos à venda do Novo Banco ao Lone Star devem ser os "certos" e "equilibrados". O presidente do BCP espera que esta operação não tenha impacto no banco.

Nuno Amado espera que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star não tenha “efeitos” no BCP. O presidente do banco refere que os incentivos à venda devem ser os “certos” e os “equilibrados” para a instituição, mas também para o setor. As declarações são feitas no mesmo dia em que o banco apresentou lucros de mais de 50 milhões de euros.

“A informação que temos é que há um conjunto de instrumentos contratuais que, na minha opinião, devem ser muito bem ponderados“, defende Nuno Amado, referindo-se à venda do banco de transição ao fundo norte-americano. Uma operação que, segundo apurou o ECO, é do “interesse público”, como foi defendido pelo governador do Banco de Portugal.

O acordo deve deixar as responsabilidades “bem delimitadas”, defende. Os incentivos devem ser feitos “para haver uma concorrência entre os bancos”, refere o presidente do BCP. Devem, por isso, ser os “certos” e “equilibrados”, tanto para o banco como para o sistema.

As declarações são feitas depois de o banco liderado por Nuno Amado ter apresentado lucros de 50,1 milhões de euros no primeiro trimestre. Conseguiu apresentar um crescimento nos resultados líquidos, contrariando a expectativa dos analistas, que antecipavam uma quebra. Para este crescimento contribuiu, diz o banco, o bom desempenho da atividade em Portugal.

“O resultado líquido no primeiro trimestre de 2017 fixou-se nos 50,1 milhões de euros, que compara com 46,7 milhões de euros alcançados no trimestre homólogo de 2016, evidenciando um aumento de 7,4% suportado no desempenho da atividade em Portugal”, referiu a instituição liderada por Nuno Amado. O CaixaBI antecipava uma quebra para 40,3 milhões de euros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Espero que venda do Novo Banco não tenha efeitos no BCP”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião