5 coisas que precisa saber antes de abrirem os mercados

O regresso de Portugal ao mercado para o primeiro leilão do ano de obrigações a dez anos é um dos temas que irá captar as atenções. O mesmo deve acontecer com os dados do emprego em Portugal.

Esta quarta-feira, são vários os acontecimentos que devem merecer a atenção dos portugueses, desde a realização do primeiro leilão de dívida a dez anos deste ano, aos resultados da Semapa e à assembleia de acionistas do BCP, passando pelos dados do emprego no primeiro trimestre. Lá fora, destaque para Mario Draghi que poderá dar novas pistas sobre o rumo da política monetária da Zona Euro perante os deputados holandeses. O Brexit também volta a estar na agenda.

Portugal faz primeiro leilão de dívida a dez anos deste ano

Esta quarta-feira, o Tesouro português regressa ao mercado para emitir dívida. O IGCP pretende colocar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros junto dos investidores, através de dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT) a cinco e dez anos. O regresso ao mercado para a primeira emissão de dívida a dez anos do ano, sem o apoio de um sindicato bancário, acontece numa altura em que os juros nesse prazo se encontram em torno de mínimos de novembro. A taxa a dez anos fechou na última sessão nos 3,437%.

Balanço do emprego no primeiro trimestre

Hoje é conhecido o balanço do emprego, em Portugal, no primeiro trimestre. Segundo o ministro da Economia, o Instituto Nacional de estatísticas deverá dar boas notícias aos portugueses sobre o rumo do emprego nesse período. Caldeira Cabral antecipou nesta terça-feira, que a taxa de desemprego deverá ficar abaixo dos 10% no primeiro trimestre deste ano, continuando assim a tendência de descida graças à forte criação de emprego. No trimestre anterior, a taxa de desemprego situou-se nos 10,5%.

BCP reúne acionistas. Semapa presta contas

Duas cotadas do PSI-20 merecem especial atenção dos investidores no dia de hoje. O BCP reúne os seus acionistas em assembleia geral, depois de no início desta semana ter divulgado lucros de 50 milhões de euros relativos ao primeiro trimestre do ano, um resultado que surpreendeu pela positiva os analistas. Nesta quarta-feira, a Semapa também irá divulgar aos seus resultados relativos ao primeiro trimestre de 2017. De salientar que a holding viu os seus lucros crescerem mais de 40% no ano passado, para perto de 115 milhões de euros. O arranque de 2017 dará continuidade à boa performance da Semapa?

Mario Draghi no parlamento holandês. O que terá a dizer?

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, desloca-se à Holanda onde irá falar perante os deputados do parlamento. Numa altura em que o BCE destaca os sinais positivos dados pela economia da Zona Euro, mas ao mesmo tempo diz que a atual política de estímulos é para manter, ou mesmo estender, será importante perceber se o discurso deDraghi mantém a mesma coerência revelada na última reunião de política monetária.

Brexit sob análise

O Brexit salta para a ribalta para ser discutido por vários altos responsáveis da União Europeia. Os embaixadores dos países da União Europeia encontram-se em Bruxelas, para discutirem o mandato do Brexit. Também Michel Barnier, o líder do lado da União Europeia das negociações com o Reino Unido, vai responder a questões dos legisladores espanhóis sobre o tema do Brexit.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião