Setor do turismo prevê forte aumento do emprego nos meses do verão

O turismo é o setor onde o emprego mais deve crescer nos meses do verão. Estudo realizado junto dos empregadores aponta para um aumento de 29%.

O turismo continua a ser um os principais motores do crescimento da economia nacional, e tudo indica que será também o principal impulsionador do emprego no verão. Um estudo realizado junto dos empregadores antecipa que o emprego neste setor cresça fortemente, e acima do que é esperado para outras áreas.

Segundo o ManpowerGroup Employment Outlook Survey, os setores ligados ao turismo — restauração e hotelaria — deverão apresentar uma criação líquida de emprego de 29%, logo seguidos pelos setores de Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços, que também apresentam uma projeção bastante favorável, na ordem dos 23%.

Neste estudo trimestral que tem como base um inquérito realizado junto de uma amostra representativa de 625 empregadores em Portugal, tudo aponta para uma criação líquida de emprego durante os meses do verão. Do total de empregadores inquiridos, 15% antecipam um aumento da contratação de trabalhadores nesse período, enquanto 3% preveem uma redução, e 79% consideram que não haverá alterações nos níveis de criação de emprego. Valores que ditam assim uma projeção para a criação líquida de emprego na ordem dos 12% entre o início de julho e o final de setembro.

A melhoria das perspetivas em termos de criação de emprego, apesar de transversais a todo o país, é mais marcante no sul do país, região para onde muitos portugueses se deslocam em férias no verão. O inquérito do ManpowerGroup projeta uma criação líquida de emprego de 21% no sul do país. Tanto no centro como no norte é antecipado um aumento de 11% e 10%, respetivamente.

Nuno Gameiro, Country Manager da ManpowerGroup Portugal, explica que os resultados do estudo “realçam e confirmam as tendências positivas antecipadas no segundo trimestre do ano, com um crescimento ligeiramente superior da criação de emprego e com as grandes empresas a procurarem consolidar e aumentar o volume das suas atividades no mercado português”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor do turismo prevê forte aumento do emprego nos meses do verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião