5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 14 Junho 2017

Das taxas de juro às obrigações, passando por novos dados do crédito e do desemprego. Veja o que marca o dia nos mercados.

O dia vai ser marcado pelos resultados da reunião da Reserva Federal: será anunciada uma subida da taxa de juro? Por cá, Portugal volta a testar os mercados, com o Tesouro a contar emitir até 1.250 milhões de euros em obrigações a cinco e dez anos. Também há novos dados de crédito, malparado e desemprego.

Taxas de juro sobem?

Os investidores aguardam com expectativa a reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana, que ocorre esta quarta-feira. Poderá estar em causa um novo aumento da taxa de referência dos Estados Unidos? As minutas da última reunião da Fed já davam algumas pistas. O anúncio será feito por Janet Yellen em conferência de imprensa.

Portugal volta a testar mercados

O Tesouro português conta emitir até 1.250 milhões de euros em obrigações a cinco e dez anos, repetindo a dose do último leilão realizado a 10 de maio. Nos primeiros meses do ano, o IGCP optou por emitir em prazos menos habituais, não tendo sequer realizado leilões a dez anos por causa do ambiente menos favorável nos mercados. Agora emite dívida a dez anos em dois meses consecutivos.

Crédito, malparado e depósitos

O Banco de Portugal divulga esta quarta-feira dados sobre a nova concessão de crédito a particulares e empresas em abril. Será ainda possível perceber como evoluiu o malparado nos dois segmentos. Numa altura em que os portugueses apostam cada vez menos em depósitos, os dados do banco central permitem saber se em abril a tendência se manteve.

Como está o desemprego na OCDE?

A resposta surge esta quarta-feira, nos dados de maio que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai avançar. No último boletim, a OCDE dava conta de uma taxa de 9,9% em Portugal no primeiro trimestre mas, no dia anterior, o INE revelava uma taxa de 10,1%. O ECO explica aqui a diferença entre dados.

Constâncio fala sobre a União Bancária

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, faz o discurso de abertura na Convenção sobre “União Bancária e Basileia 3 – Risco e Supervisão”. O evento decorre em Roma e é organizado pela Associação Bancária Italiana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião