Foto da NASA mostra fumo dos incêndios em Portugal

A NASA, a agência espacial norte-americana, publicou uma fotografia de satélite dos fogos que atingiram a zona centro do país.

A NASA, agência espacial norte-americana, publicou uma fotografia de satélite dos fogos que atingiram a zona centro do país, a exemplo dos outros grandes incêndios de 2003 e 2005. Na imagem, veem-se os distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco, assinalando-se a vermelho as áreas em chamas, e mostram-se também algumas partes de Espanha, onde é visível o fumo dos incêndios que já fizeram 64 mortos desde sábado e mais de uma centena de feridos.

O fumo dos incêndios que atingiram o centro de Portugal é visível através dos satélites da NASA.NASA image courtesy Jeff Schmaltz LANCE/EOSDIS MODIS Rapid Response Team, GSFC 19 junho, 2017

A fotografia está no site da NASA com o título “Incêndios de grandes proporções fazem mortos em Portugal”. O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado esta terça-feira.

O fogo começou em Escalos Fundeiros, e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria. Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra. Este incêndio já consumiu cerca de 26.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foto da NASA mostra fumo dos incêndios em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião