Fernando Pinto: Estado poderá participar com capital na TAP
O presidente executivo da TAP disse que o acionista Estado poderá injetar capital na companhia se for necessário, algo que não era possível anteriormente.
O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, afirmou hoje que o acionista Estado “pode também participar com capital” se a operadora aérea vier a necessitar, o que antes não acontecia.
“O que é muito importante é que hoje o acionista Estado pode também participar com capital se a empresa necessitar, o que antes não podia por força de todas as regulamentações de Bruxelas. As normas europeias não permitiam qualquer aumento de capital”, afirmou aos jornalistas Fernando Pinto, no final da assembleia-geral do grupo TAP. Atualmente, “com a estrutura acionista” – Estado com 50% e privados da Atlantic Gateway com 45% – “temos toda a condição de acesso a capital, quando necessário”, acrescentou o gestor.
Os três pontos na ordem de trabalhos da assembleia-geral da TAP – alteração dos estatutos; eleição dos membros do Conselho de Administração, órgão que passa a ser presidido por Miguel Frasquilho, e a conversão de parte das ações ordinárias em alões de categoria A e B – foram aprovados por unanimidade, contando com uma participação 95,1404% do capital.
A reunião magna dos acionistas, que começou uma hora atrasada e demorou outro tanto para que os todos os pontos fossem aprovados, contou pela primeira vez com os trabalhadores enquanto detentores do capital da empresa (5%).
David Paes, presidente do SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, disse aos jornalistas que o “conjunto dos pilotos” comprou “3% da TAP”, ou seja, mais de metade das ações que estavam disponíveis para os trabalhadores da companhia aérea portuguesa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fernando Pinto: Estado poderá participar com capital na TAP
{{ noCommentsLabel }}