Empresas prevêem aumentar investimento em 5,1%

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 7 Julho 2017

Esta é a intenção manifestada pelas empresas para 2017, que compara com a previsão anterior de 3,8%. Em 2016, o investimento aumentou 7,4%.

As empresas contam aumentar o seu investimento em 5,1% este ano. É esta a intenção demonstrada no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril, que se revela mais otimista. No inquérito de outubro realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a previsão era de 3,8%, ainda que em 2016 o investimento tenha registado um crescimento de 7,4%.

“Entre os objetivos do investimento, perspetiva-se um aumento do peso relativo do investimento orientado para a racionalização e restruturação e para outras finalidades, com a consequente diminuição da importância relativa do investimento de substituição e do investimento associado à extensão da capacidade de produção, continuando este, no entanto, a ser o objetivo mais referido”, avança o destaque do INE.

Já o “principal fator limitativo do investimento empresarial” apontado pelas empresas nos dois anos “foi a deterioração das perspetivas de venda, seguindo-se, em 2016, a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos e, em 2017, a insuficiência da capacidade de autofinanciamento”, continua.

Entre 2016 e 2017, espera-se que aumente o “peso relativo da insuficiência da capacidade de autofinanciamento” e reduza o “peso relativo da incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos”, conclui o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas prevêem aumentar investimento em 5,1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião