CMVM fez seis participações criminais com liquidação do BES/GES em 2016

Foram investigados 36 investidores institucionais estrangeiros devido a suspeitas de abusos de informação privilegiada no âmbito da medida de resolução aplicada ao BES no dia 3 de agosto de 2014.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) efetuou seis participações criminais ao Ministério Público no ano passado por “indícios de prática de crime de abuso de informação relacionada com o BES/GES“, adiantou a presidente do regulador esta terça-feira no Parlamento.

Em causa nestas participações criminais estão as investigações levadas a cabo pela CMVM devido a eventuais abusos de informação privilegiada no âmbito da medida de resolução aplicada ao BES no dia 3 de agosto de 2014, e que determinou a divisão do banco em dois, com perdas para os acionistas.

Na semana que antecedeu essa decisão, as ações caíram a pique na bolsa sem que tenha sido divulgada publicamente informação relevante acerca do banco, circunstância que mereceu a atenção do regulador por indícios e suspeitas de acesso privilegiado a informação por parte de alguns investidores.

De acordo com Gabriela Figueiredo Dias, que falava na audição parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, foram investigados 36 investidores institucionais estrangeiros, cujas vendas (de ações e derivados transacionados em bolsa ou em outras plataformas) representam cerca de 63% do total de ações do BES vendidas na Euronext Lisbon entre o dia 28 de junho e 1 de agosto de 2014, período a que corresponde à última semana de vida do banco na bolsa.

Além disso, a CMVM investigou ainda 48 investidores particulares, dos quais 36 investidores particulares no âmbito da medida de resolução e os restantes 12 investidores particulares no âmbito da divulgação dos resultados semestrais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM fez seis participações criminais com liquidação do BES/GES em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião