“Profunda reestruturação” leva Orey de volta aos lucros

Uma "profunda reestruturação" na holding, que passou pela redução de custos, permitiu um primeiro semestre de 2017 com lucros. Uma renegociação da dívida permitiu folga no custo com juros.

A holding centrada no setor financeiro atingiu um resultado líquido positivo de 148 mil euros nos primeiros seis meses de 2017. Este resultado compara com os quase três milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre do ano passado. A empresa justifica a melhoria dos resultados com uma “profunda reestruturação” que incluiu um corte de custos, mas também uma renegociação da dívida que permitiu reduzir a fatura dos juros para metade.

Este resultado, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, reflete os resultados da profunda reestruturação feita em 2016“, explica a holding em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. O grupo revela que desalavancou o balanço, reduziu a dívida, a fatura dos juros e implementou uma “forte redução de custos”, o que permitiu este resultado.

Um dos principais cortes identificados pela Orey no comunicado é a “significativa redução dos juros em cerca de 50%”, diminuindo a fatura com juros dos 2,36 milhões de euros para os 1,18 milhões de euros. A holding refere ainda que reduziu a dívida bancária e que renegociou o custo de alguma dívida.

“A divida financeira caiu 5,5%, de 63,95 milhões de euros para 60,44 milhões de euros no primeiro semestre”, refere o comunicado, assinalando que o “passivo financeiro bancário foi reduzido em 10,5% no primeiro semestre de 2017 para 20,09 milhões de euros”.

A Orey refere ainda que a sua base de cliente aumentou 6,1% em Espanha. “Este desempenho demonstra ainda que a aposta estratégica de continuar a desenvolver a atividade financeira em Espanha está a dar frutos, sendo que o Grupo continua a considerar este um mercado de elevado potencial de crescimento”, afirma a holding.

A última vez que as ações da empresa negociaram em bolsa foi na passada sexta-feira, tendo na altura fechado a perder 3,17% para 0,61 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Profunda reestruturação” leva Orey de volta aos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião