5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 28 Julho 2017

Hoje é o último dia para subscrever as novas Obrigações do Tesouro Agosto 2022. Mas o dia também vai ser marcado por dados macroeconómicos e apresentação de resultados.

O desemprego vai continuar a cair? Os dados definitivos de maio serão conhecidos esta sexta-feira, com o INE a divulgar também os valores provisórios — e sujeitos a mudanças — para junho. Mas há mais dados a que estar atento, desde a divulgação de resultado da Semapa ao indicador do sentimento económico. E não se esqueça que hoje é o último dia para subscrever as novas Obrigações do Tesouro.

Como evolui o desemprego em Portugal?

O desemprego vai manter a trajetória descendente que tem vindo a ser registada? O Instituto Nacional de Estatística (INE) responde hoje a esta questão. Os dados preliminares apontavam para uma descida da taxa para 9,4% em maio, mas só agora serão conhecidos os dados definitivos. Ao mesmo tempo, o INE divulga o valor provisório para junho. Também esta quarta-feira são publicados os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico.

Último dia para subscrever OTRV Agosto 2022

Termina hoje o prazo de subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) Agosto 2022. Estes títulos de dívida destinados a pequenos investidores têm sido alvo de interesse apesar de a taxa oferecida nesta emissão ser a mais baixa de sempre: paga um juro bruto de 1,6%. As OTRV Agosto 2022 têm data de vencimento a 2 de agosto de 2022, com os juros a serem pagos semestral e postecipadamente em 2 de fevereiro e 2 de agosto de cada ano.

Semapa divulga resultados dos primeiros seis meses

A Semapa apresenta esta sexta-feira os resultados do primeiro semestre de 2017. No segundo trimestre do ano, as estimativas da Bloomberg apontam para lucros de 32 milhões de euros, o que significa uma melhoria face aos 29,74 milhões de euros registados no mesmo período de 2016. Nos primeiros três meses do ano, o resultado líquido foi de 14,27 milhões de euros, menos 18,7% comparando com o período homólogo.

Economia norte-americana deverá ter avançado no segundo trimestre

O Departamento do Comércio norte-americano divulga esta sexta-feira novos dados do PIB. De acordo com a Bloomberg, é de esperar um avanço a economia, suportado pela retoma do consumo depois do abrandamento registado no início do ano. No primeiro trimestre, o crescimento foi revisto em alta, para 1,4%.

Sentimento económico continua a crescer?

Depois da subida de junho, como evolui o indicador do sentimento económico na zona euro e na União Europeia em julho? A Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia avança hoje os dados mais recentes. Em junho, o indicador subiu 1,9 pontos na zona euro e 1,6 pontos na União Europeia. Já o indicador do clima de negócios aumentou 0,25 pontos em junho, sendo os dados atualizados hoje.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião