Sindicato do SEF convoca greve para 24 e 25 de agosto

  • ECO
  • 4 Agosto 2017

Os trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vão protestar contra a falta de meios.

O Sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) convocou uma greve de dois dias, para 24 e 25 de agosto. O protesto está relacionado com a falta de recursos humanos e a falta de resposta da ministra da Administração Interna a este problema. A greve é convocada numa altura em que a falta de funcionários tem levado a longas filas de espera no aeroporto de Lisboa.

A greve é convocada pelo Sindicato da Carreira da Inspeção e Fiscalização (SCIF), que acusa a ministra da Administração Interna de querer retirar ao SEF “valências fundamentais para a segurança nacional”. Segundo o Diário de Notícias, o pré-aviso de greve foi comunicado ao Governo esta sexta-feira.

A 25 de julho, num comunicado dirigido ao Governo, o SCIF dava ao Ministério da Administração Interna até ao final desse mês para que houvesse uma “resposta positiva” às questões levantadas pelo sindicato. Entre estas questões, o sindicato enumerava o Estatuto Pessoal da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, o concurso de admissão à carreira de investigação e fiscalização do SEF ou a “ausência de investimento em meios materiais em áreas imprescindíveis e fundamentais, como a meios informáticos e renovação operacional”.

“Dado que o SCIF não pode pactuar com a inconsistência, falta de diálogo consequente e incapacidade demonstrada pela ministra da Administração Interna para resolução dos problema públicos que afetam o SEF e os seus inspetores, nem aceitam a sua falta de sentido de Estado de cultura democrática, o SCIF fixa um prazo até final do mês de julho para uma resposta positiva a estas e outras questões”, disse, na altura, o sindicato, salientando que estava em causa “o risco de regular funcionamento da segurança interna pelo país”.

As respostas do Ministério não chegaram e o sindicato decidiu avançar com as greves este mês. Este é o segundo protesto convocado pelos trabalhadores do SEF no espaço de dois meses. A 23 de junho, os trabalhadores não policiais e alguns inspetores do SEF fizeram greve (que, segundo os dados avançados então pelo sindicato, teve uma adesão de cerca de 90%) em protesto contra a “morte lenta do SEF”.

Companhias britânicas alertam passageiros para atrasos

A British Airways e a easyJet estão a alertar os passageiros para possíveis atrasos de até quatro horas, devido aos controlos de segurança em aeroportos de países da União Europeia.

Desde a introdução em abril passado de novos sistemas de segurança reforçados para as pessoas que entram e saem do espaço Schengen têm sido registadas esperas de até quatro horas para superar aqueles controlos. Assim, as companhias britânicas aconselharam os clientes que preveem regressar ao Reino Unido das suas férias este fim de semana para chegarem aos aeroportos pelo menos três horas antes da saída do voo.

Aeroportos de Espanha, Portugal, França, Itália e Bélgica já foram afetados até à data e prevê-se que a situação se agrave ao longo do fim de semana, já que será, segundo as previsões do setor, um dos mais movimentados dos aeroportos europeus.

A reforma do Código de Fronteiras de Schengen figura no âmbito das medidas adotadas pela UE para tentar erradicar o terrorismo islamita. Segundo as novas normas, o pessoal dos aeroportos deve comprovar e autenticar os documentos de viagem dos cidadãos quando entrem ou saiam do espaço Schengen.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato do SEF convoca greve para 24 e 25 de agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião