BCP anima bolsa. EDP e EDP Renováveis em alta

A bolsa nacional arrancou a semana a valorizar, mas muito ligeiramente. O BCP puxa pelo índice num dia em que as atenções estão concentradas na EDP e na EDP Renováveis.

Depois de uma forte subida no final da semana, a bolsa nacional arrancou em alta, mas ligeira. O PSI-20 está a acompanhar a tendência positiva das restantes praças europeias, beneficiando da valorização do BCP num dia em que as atenções dos investidores estão viradas para a EDP e a EDP Renováveis.

O índice de referência arrancou a sessão com uma valorização de 0,03% para 5.254,96 pontos, quando nos restantes mercados europeus os ganhos variam entre 0,1% e 0,2%. Na última sessão, o PSI-20 tinha registado uma forte subida ao conseguir apresentar uma valorização de mais de 1%.

O BCP, que recuperou na última sessão após vários dias em queda, volta a valorizar, ainda que apenas 0,17% para 23,71 cêntimos. Um desempenho suficiente para animar a bolsa nacional que está a beneficiar do bom desempenho também dos títulos do setor energético, nomeadamente do Grupo EDP.

A EDP Renováveis segue no verde, depois de, na sexta-feira, terem sido divulgados os resultados da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela casa mãe. A EDP só conseguiu comprar 5% da Renováveis, um resultado que não permite retirar a empresa de energias limpas da bolsa. A empresa mantém-se assim no mercado, mas com liquidez mais baixa.

Esta manhã, a EDP Renováveis está a valorizar 0,34%, para 6,82 euros por ação, valor que fica acima do preço oferecido pela EDP (de 6,75 euros por ação) e que era contestado pelos acionistas da Renováveis. A EDP, por seu lado, soma 0,03% para 3,15 euros, enquanto a Galp Energia soma 0,18% para 14,10 euros.

Do lado das quedas, e a impedir uma subida mais expressiva da bolsa, nota para as quedas da Mota-Engil, Navigator e também a Corticeira Amorim. Enquanto a construtora e a papeleira recuam 0,3% e 0,06%, respetivamente, a Corticeira segue a perder mais de 1% para 11,45 euros.

(Notícia atualizada às 8h20 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP anima bolsa. EDP e EDP Renováveis em alta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião