Pequenos acionistas do Popular tentam travar venda ao Santander

  • ECO
  • 7 Agosto 2017

Os lesados do Popular querem anular a medida de resolução e exigem uma indemnização pelos danos que a mesma causou.

Um grupo de cerca de dois mil acionistas minoritários do Popular vai recorrer da decisão do Mecanismo Único de Resolução, que levou à venda do banco por um euro ao Santander.

A notícia é avançada pelo jornal espanhol Expansión, que dá conta de que o recurso será interposto ainda esta segunda-feira, dia em que termina o prazo para contestação da resolução. Os representantes da Plataforma de Lesados do Banco Popular explicam que o objetivo é anular a resolução que foi imposta ao banco e exigir uma indemnização pelos danos causados pela mesma.

Este é já o segundo grupo de pequenos acionistas que tentam reverter a medida de resolução de que o Popular foi alvo. No sábado, o Expansión já tinha noticiado que o empresário mexicano Antonio del Valle lidera um grupo de acionistas mexicanos que também pretendem contestar a medida. O empresário tinha investido 506 milhões de euros e quer agora recorrer ao Tribunal de Justiça da União Europeia, por considerar a resolução “ilegal”, já que não se reuniam as condições exigidas para que uma resolução dessas pudesse ser aplicada.

O Popular foi vendido ao Santander por um euro a 7 de junho, no âmbito de uma medida de resolução imposta pelo Banco Central Europeu (BCE), que justificou a decisão com a “situação de stress de liquidez”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pequenos acionistas do Popular tentam travar venda ao Santander

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião