Lucro do Santander cresce 24% já com Popular

Os lucros do banco espanhol cresceram para 3.616 milhões de euros no primeiro semestre, um crescimento de 24% que já inclui a compra do Banco Popular, a 7 de junho.

Os lucros do Banco Santander cresceram para os 3.616 milhões de euros no primeiro semestre do ano, que reflete um aumento de 24% face ao semestre anterior. Antes dos impostos, os resultados do grupo ascendem a 6.584, um crescimento de 16%, de acordo com um comunicado enviado à CMVM esta manhã. O Banco Popular, comprado a 7 de junho pelo grupo espanhol, deverá gerar uma rentabilidade de 13-14% em 2019, acredita a instituição bancária. Neste último semestre, contribuiu com 11 milhões de euros para o resultado do grupo que, no segundo trimestre, obteve mais 37% do que no período homólogo de 2016: 1.749 milhões.

“Conseguimos continuar a cumprir os nossos compromissos, com crescimento rentável e um aumento na qualidade dos resultados em todo o grupo. O negócio mostrou tendências positivas em todos os mercados, com um crescimento particularmente forte na América latina, melhorias importantes em Espanha e uma evolução sólida no Reino Unido, apesar das condições de ambiente”, refere Ana Botín, presidente do Banco Santander, no comunicado.

A diversificação entre mercados emergentes e maduros continua a ser uma forte justificação para os resultados do grupo: o Brasil contribuiu 26% para os lucros, o Reino Unido 17% e Espanha, 13%.

Com estes resultados, o Santander mantém a posição como um dos bancos mais rentáveis e eficientes do mundo: o retorno sobre o capital tangível do banco aumentou 144 pontos base no ano (excluindo o Popular), o que reflete um aumento de 11,7%. No mercado português, o lucro aumentou 16% para 233 milhões, muito impulsionado pela área comercial que fez crescer em 24% o número de clientes do banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Santander cresce 24% já com Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião