Santander quer cinco mil milhões por metade dos ativos do Popular

  • Juliana Nogueira Santos
  • 6 Julho 2017

O banco espanhol está à procura de um parceiro para gerir os ativos do Popular e pede cinco mil milhões de euros por uma posição de 51%. Lone Star, que deve ficar com o Novo Banco, está na lista.

Cerca de um mês depois de ter adquirido o Banco Popular por um euro, o Santander pretende vender uma posição maioritária nos ativos do Popular por cinco mil milhões de euros, avança a Bloomberg citando três fontes próximas do processo. O banco espanhol está interessado em criar uma joint venture com o fundo que apresentar a melhor proposta, para assim gerir os ativos e empréstimos imobiliários que herdou com a compra.

O banco liderado por Ana Botín já terá abordado três fundos, a Blackstone, a Apollo e o Lone Star — este último fundo está em vias de comprar o Novo Banco –, que podem vir a apresentar as suas propostas para deter 51% dos ativos do Popular até ao final do mês de julho. A juntar-se à proposta está também uma posição igual na Aliseda, uma empresa de gestão imobiliária do Popular que o Santander terá comprado na passada semana.

O Santander comprou o Popular no âmbito de uma medida de resolução proposta por Bruxelas, que justificou este passo com iminente queda do banco devido a diminuição da liquidez. O Santander previa injetar sete mil milhões de euros no banco, mas, devido a uma fuga de depósitos, este valor subiu para os 13 mil milhões.

Contactados pela Bloomberg, os porta-vozes do Santander e dos três fundos referidos não prestaram quaisquer declarações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander quer cinco mil milhões por metade dos ativos do Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião