Quanto gasta o Estado em lazer, cultura e religião? Pouco

  • Margarida Peixoto
  • 7 Agosto 2017

As administrações públicas portuguesas são das que menos despesa fazem por habitante em lazer, cultura e religião. Também são das que afetam uma menor parte dos gastos total. Ou menos face ao PIB.

Portugal está entre os países da União Europeia que gasta menos dinheiro público em lazer, cultura e religião. E não importa se a comparação é feita tendo em conta a dimensão da economia, o tamanho da despesa pública total, ou dos gastos por habitante. Independentemente das voltas que se deem aos números, os gastos públicos de Portugal para este tipo de fins são sempre pequenos, mostram dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, referentes a 2015.

Em percentagem do PIB, no conjunto dos 28 países da União Europeia, a Hungria destaca-se como o país que afeta mais despesa pública a atividades de lazer, cultura e religião: 2,1% do seu PIB. Aqui está incluída despesa com desporto, serviços culturais, serviços públicos de televisão, religiosos e cultura.

Olhando apenas para os países da zona euro, a dianteira cabe à Estónia, com uma despesa de 2% do PIB. Portugal está no final da tabela, com 0,8%, um valor abaixo da média, que é de 1%. Se a análise for feita tendo em conta o peso deste tipo de despesa no total da despesa pública dos vários países, Portugal aparece novamente nos últimos lugares, com 1,6% da despesa total.

Quem gasta mais em lazer, cultura e religião?

Fonte: Eurostat

E olhando para a despesa pública por habitante? Os países reorganizam-se todos, mas Portugal não consegue sair do grupo dos que menos gastam.

Quais são os que menos gastam?

Fonte: Eurostat

E quais são os que mais gastam?

Fonte: Eurostat

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto gasta o Estado em lazer, cultura e religião? Pouco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião