Maduro promete resposta a Trump

  • ECO e Lusa
  • 27 Agosto 2017

A Casa Branca anunciou novas sanções financeiras à Venezuela e especialmente à petrolífera estatal. Em resposta, a presidente do nova assembleia constituinte promete uma resposta no dia 1 de setembro.

A Venezuela está a preparar uma resposta às sanções financeiras recentemente impostas pelos Estados Unidos, que será anunciada a 1 de setembro, disse este domingo a presidente da nova assembleia constituinte, Delcy Rodríguez. O anúncio foi feito durante uma intervenção transmitida pelo canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV), no âmbito de uma sessão daquela assembleia, realizada em Caracas.

A Casa Branca impôs na sexta-feira novas sanções financeiras à Venezuela, entre as quais a proibição de comprar novas obrigações emitidas pelo Estado venezuelano ou pela companhia petrolífera nacional. “Não ficaremos parados perante o desmoronamento da Venezuela”, explicou a Casa Branca no comunicado que anunciava as sanções.

“A Venezuela é um país com recursos para ser uma potência e as forças imperiais fizeram um cerco para afetar o povo venezuelano, tiraram a máscara ao anunciar sanções contra o povo venezuelano”, afirmou a presidente da assembleia constituinte, um novo órgão que a comunidade internacional, como a União Europeia, não reconhece oficialmente.

Segundo a também ex-ministra venezuelana de Relações Exteriores, o anúncio das medidas financeiras contra a empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA), impostas pela administração de Donald Trump, faz parte de “um processo que tem como fim a intervenção” do país. “Desde 2015 que eles [EUA] começaram a dizer que se houvesse uma crise humanitária na Venezuela iriam intervir militarmente. Face a essas ameaças, o Presidente Nicolás Maduro manteve [medidas para] proteção do povo e atenção às necessidades essenciais “, disse.

Segundo Delcy Rodríguez, a política intervencionista dos Estados Unidos na Venezuela já tem um precedente, quando o ex-presidente dos EUA Barack Obama assinou um decreto em que classificava a Venezuela como uma ameaça inusitada e extraordinária para a política e segurança norte-americana.

“Isto não pode ficar impune. Não podemos esquecer do que são capazes”, defendeu a presidente da assembleia constituinte.
Segundo Delcy Rodríguez, a assembleia constituinte e a comissão da verdade – criada pela Assembleia Constituinte – são os instrumentos para lidar com as expressões de ódio e de violência política contra o país.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maduro promete resposta a Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião